Estudo vai acompanhar pacientes com obesidade grave para avaliar eficácia e custo do tratamento na rede pública.
O Sistema Único de Saúde (SUS) iniciou os primeiros testes com medicamentos à base de semaglutida, princípio ativo das canetas para emagrecer. A pesquisa será realizada com 250 pacientes atendidos pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), no Rio Grande do Sul.
Nesta fase, participarão apenas pacientes com obesidade grave ou associada a outras doenças. Além disso, eles precisam ter diagnóstico da doença há pelo menos um ano e comprovar que não obtiveram resultados com tratamentos convencionais, como dieta e atividade física.
Veja também

Festival de Parintins 2026: Balanço da SES-AM registrou mais de 300 atendimentos na quinta-feira
Junho Vermelho: ação da SES-AM reforça estoques de sangue em Manaus
Foto: Reprodução/Google
O estudo terá duração de dois anos. Durante esse período, os pesquisadores vão analisar a perda de peso, a qualidade de vida dos participantes, os resultados clínicos e o custo da utilização da semaglutida na rede pública.Segundo o Ministério da Saúde, a iniciativa pretende avaliar a efetividade do medicamento antes de uma eventual ampliação do tratamento no SUS. O GHC elaborou o protocolo em parceria com a pasta e contou com recursos da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS), financiados pela fabricante do medicamento.
Curtiu? Siga o Portal Mulher Amazônica no Facebook, Twitter e no Instagram.
Fonte: com informações BNC
Copyright © 2021-2026. Mulher Amazônica - Todos os direitos reservados.