22 de Junho de 2026

NOTÍCIAS
Segurança Pública - 22/06/2026

Prefeitura de Manaus inicia curso de Uso Diferenciado da Força e amplia capacitação da Guarda Municipal

Compartilhar:
Foto: Reprodução/Google

Esse treinamento contribui para uma atuação mais segura, eficiente e técnica em situações que exijam o uso da força?, declarou.

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), deu início, nesta segunda-feira, 22/6, ao curso de Uso Diferenciado da Força, voltado à capacitação dos agentes da Guarda Municipal de Manaus (GMM), realizado na Casa Militar, no bairro Compensa, zona Oeste da capital. A formação integra as ações do programa “Município Mais Seguro”, iniciativa do governo federal, em parceria com o município, formalizada em 9 de junho, com foco no fortalecimento da segurança pública municipal por meio de qualificação técnica e investimentos em equipamentos.

 

O curso conta com instruções teóricas e práticas voltadas ao aprimoramento técnico e operacional dos agentes. Durante a capacitação, os servidores participarão de treinamentos sobre uso legal e proporcional da força, técnicas de imobilização, contenção policial e emprego de equipamentos de menor potencial ofensivo.

 

A formação reúne 11 instrutores de diferentes regiões do país, com representantes de instituições de segurança pública de diversos Estados, que irão ministrar conteúdos voltados ao uso legal, proporcional e técnico da força, além de técnicas de tomada de decisão e utilização de tecnologias de incapacitação neuromuscular. O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Alberto de Siqueira, destacou que o início da capacitação representa a materialização de um compromisso firmado entre o município e o governo federal para o fortalecimento da Guarda Municipal.

 

Veja também 

 

Prefeitura de Manaus reforça sinalização viária do bairro Santo Agostinho para ampliar segurança no trânsito da zona Oeste

Procon Manaus Itinerante chega ao bairro Compensa com serviços gratuitos à população

 

“Hoje, começamos a materializar e colocar em prática a pactuação firmada entre a Prefeitura de Manaus e o governo federal, por meio do programa ‘Município Mais Seguro’. Esse projeto reforça aquilo em que acreditamos: investir nas pessoas e na capacitação continuada dos nossos servidores. O curso de Uso Diferenciado da Força fortalece princípios fundamentais como legalidade, proporcionalidade e, acima de tudo, a preservação da vida”, afirmou o secretário. A comandante da Guarda Municipal de Manaus, Francilene Bezerra, reforçou que a capacitação fortalece a integração e o preparo da corporação.

 

“Esse curso tem como objetivo colocar em prática todo o aprendizado e continuar investindo na qualificação dos nossos servidores. Participam guardas de diversos grupamentos, como Romu, Guardiã Maria da Penha, Patrulhamento Ambiental e efetivo convencional. Após a capacitação, eles atuarão como multiplicadores, compartilhando esse conhecimento com toda a corporação”, ressaltou. O secretário adjunto de Segurança Urbana de Guarulhos (SP), Francisco Borotta, explicou a proposta do programa e os benefícios diretos para as guardas municipais dos municípios contemplados.

 

“O programa visa capacitar os agentes das guardas municipais dos municípios que aderem à iniciativa, oferecendo formação e também equipamentos para fortalecer as políticas de segurança pública locais. Manaus foi escolhida dentro dessa pactuação e, ao longo da semana, 11 instrutores estarão conduzindo essa capacitação”, explicou. O tenente Filho, da Polícia Militar de Pernambuco, ressaltou que a proposta é padronizar o treinamento em nível nacional. “O curso aborda processo de tomada de decisão e uso de arma eletroeletrônica de incapacitação neuromuscular, com o objetivo de capacitar, nivelar e fortalecer a doutrina das guardas municipais em todo o Brasil”, afirmou.

 

 

Fotos: Reprodução/Google

 

Já o segundo-sargento Anderson Reis, da Polícia Militar do Distrito Federal, enfatizou a importância da formação prática no cotidiano operacional. “As técnicas de imobilização e contenção policial são fundamentais para o profissional de segurança pública. Esse treinamento contribui para uma atuação mais segura, eficiente e técnica em situações que exijam o uso da força”, declarou.

 
Curtiu? Siga o Portal Mulher Amazônica no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram.
 

Para o guarda municipal Luiz Flávio, da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), a capacitação representa um marco importante para a corporação. “Estamos recebendo uma qualificação extremamente importante, com base em regulamentação legal para o uso de equipamentos como espargidores e armas de incapacitação neuromuscular. Esse conhecimento será essencial para aprimorar nossa atuação em diferentes tipos de ocorrência”, destacou. Os guardas municipais selecionados pertencem a diferentes setores operacionais da corporação e, ao final do curso, serão responsáveis por disseminar internamente os conhecimentos adquiridos, fortalecendo a padronização operacional e contribuindo para uma Guarda Municipal cada vez mais preparada, técnica e integrada ao sistema nacional de segurança pública. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

LEIA MAIS
Fique atualizada
Cadastre-se e receba as últimas notícias da Mulher Amazônica

Copyright © 2021-2026. Mulher Amazônica - Todos os direitos reservados.